segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Resenha do livro: "As Aventuras de Tom Sawyer"

As Aventuras de Tom Sawyer
  • Autores: RICARDO COSTA, EDY LIMA, Samuel Langhorne Clemens
  • Gênero: Infanto-Juvenis - Literatura Juvenil
  • Editora: SCIPIONE
  • ISBN: 8526256483 / 9788526256484
  • Tags: aventura
  • Editado: Lais Chibi Peres Rodrigues
 O livro conta a história de Tom, um órfão que vive com a sua tia Polly e com os seus primos e adora faltar à escola para ir pescar. A sua tia faz o melhor que pode, tentando domesticá-lo, ao arrastá-lo para a igreja e ao punir as suas rebeliões. 
Em uma segunda-feira ele fica completamente apaixonado, ao surgir uma nova menina na escola, chamada Becky Thatcher. Tudo parece caminhar bem até ao momento Becky se zanga, quando ele menciona o nome da sua anterior amada, Amy Lawrence. Nessa noite ele escapa de casa, na companhia de Huckleberry Finn. Os garotos vão para o cemitério e tornam-se involuntariamente testemunhas do roubo de sepulturas, por parte do índio Joe, o Dr. Robinson e Muff Potter. Surge uma discussão entre Potter, que se encontrava bêbedo, e o Dr. Robinson, levando o que estava quase desmaiado. O Índio Joe aproveita para matar o Doutor, colocando a faca na mão de Potter, que já estava inconsciente. Este acorda e pensa que assassinou o Dr. Robinson, implorando a Joe para não dizer a ninguém, fugindo os dois de cena.

Huck e Tom, que assistiram a tudo, decidem optar pelo silêncio, fazendo um juramento de sangue.Entretanto o corpo do doutor assassinado e a faca sangrenta são descobertos, deixando a cidade um caos. Potter é apanhado, implorando ajuda a Joe, mas o Índio deixa que ele seja levado.    Tom, se sentindo culpado encontra-se com Huck. Na manhã seguinte descobrem que a cidade procura alguém que tenha se afogado: disparavam-se canhões para fazer os corpos vir à superfície. Tom apercebe-se que é por eles que andam procurando, pois haviam dormido na mata sem avisar ninguem. Levam a farsa adiante, fazendo acreditar que realmente estão mortos. Com saudades de casa e cheios da ilha vão ao seus próprios funerais e ouvem as coisas maravilhosas que são ditas após a sua falsa morte. No final do serviço, chorosos e culpados, aparecem confessando que estão vivos.

As férias do Verão chegam, livrando as crianças da escola mas, Tom, ao pegarsarampo vê parte do verão desperdiçado. Além disso, Becky e a família partem para fora por algum tempo.
Após a sua recuperação, é agendado o julgamento de Muff Potter, Tom testemunha o fato de ter visto o índio Joe, não Potter, matar o Dr. Robinson. Joe escapa-se e Potter é libertado, transformando o rapaz instantaneamente num herói!


Dias mais tarde, Tom descobre que o juiz Thatcher, pai de Becky, mandou selar a caverna. Tom revela que Joe está escondido lá dentro e começa uma nova caça ao homem. O assassino é encontrado morto, vítima de fome, e Tom e Huck podem agora respirar de alívio. 



Os rapazes encontram a localização do tesouro, agora escondido na gruta, tornando-se ricos e heróis locais. 

7 comentários:

  1. é muito grande para ser um resumo!

    ResponderExcluir
  2. Grande para ser um resumo, embora acho que é essencial para quem não leu o livro e terá uma prova amanhã sobre o mesmo. haha

    ResponderExcluir