segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Resenha do livro: "As Aventuras de Tom Sawyer"

As Aventuras de Tom Sawyer
  • Autores: RICARDO COSTA, EDY LIMA, Samuel Langhorne Clemens
  • Gênero: Infanto-Juvenis - Literatura Juvenil
  • Editora: SCIPIONE
  • ISBN: 8526256483 / 9788526256484
  • Tags: aventura
  • Editado: Lais Chibi Peres Rodrigues
 O livro conta a história de Tom, um órfão que vive com a sua tia Polly e com os seus primos e adora faltar à escola para ir pescar. A sua tia faz o melhor que pode, tentando domesticá-lo, ao arrastá-lo para a igreja e ao punir as suas rebeliões. 
Em uma segunda-feira ele fica completamente apaixonado, ao surgir uma nova menina na escola, chamada Becky Thatcher. Tudo parece caminhar bem até ao momento Becky se zanga, quando ele menciona o nome da sua anterior amada, Amy Lawrence. Nessa noite ele escapa de casa, na companhia de Huckleberry Finn. Os garotos vão para o cemitério e tornam-se involuntariamente testemunhas do roubo de sepulturas, por parte do índio Joe, o Dr. Robinson e Muff Potter. Surge uma discussão entre Potter, que se encontrava bêbedo, e o Dr. Robinson, levando o que estava quase desmaiado. O Índio Joe aproveita para matar o Doutor, colocando a faca na mão de Potter, que já estava inconsciente. Este acorda e pensa que assassinou o Dr. Robinson, implorando a Joe para não dizer a ninguém, fugindo os dois de cena.

Huck e Tom, que assistiram a tudo, decidem optar pelo silêncio, fazendo um juramento de sangue.Entretanto o corpo do doutor assassinado e a faca sangrenta são descobertos, deixando a cidade um caos. Potter é apanhado, implorando ajuda a Joe, mas o Índio deixa que ele seja levado.    Tom, se sentindo culpado encontra-se com Huck. Na manhã seguinte descobrem que a cidade procura alguém que tenha se afogado: disparavam-se canhões para fazer os corpos vir à superfície. Tom apercebe-se que é por eles que andam procurando, pois haviam dormido na mata sem avisar ninguem. Levam a farsa adiante, fazendo acreditar que realmente estão mortos. Com saudades de casa e cheios da ilha vão ao seus próprios funerais e ouvem as coisas maravilhosas que são ditas após a sua falsa morte. No final do serviço, chorosos e culpados, aparecem confessando que estão vivos.

As férias do Verão chegam, livrando as crianças da escola mas, Tom, ao pegarsarampo vê parte do verão desperdiçado. Além disso, Becky e a família partem para fora por algum tempo.
Após a sua recuperação, é agendado o julgamento de Muff Potter, Tom testemunha o fato de ter visto o índio Joe, não Potter, matar o Dr. Robinson. Joe escapa-se e Potter é libertado, transformando o rapaz instantaneamente num herói!


Dias mais tarde, Tom descobre que o juiz Thatcher, pai de Becky, mandou selar a caverna. Tom revela que Joe está escondido lá dentro e começa uma nova caça ao homem. O assassino é encontrado morto, vítima de fome, e Tom e Huck podem agora respirar de alívio. 



Os rapazes encontram a localização do tesouro, agora escondido na gruta, tornando-se ricos e heróis locais. 

12 comentários:

  1. é muito grande para ser um resumo!

    ResponderExcluir
  2. Grande para ser um resumo, embora acho que é essencial para quem não leu o livro e terá uma prova amanhã sobre o mesmo. haha

    ResponderExcluir
  3. eu acho que ficou bom mas o nome é Injun Joe parabéns que você continue assim paraabens de novo ficou muito legal

    ResponderExcluir
  4. Gostei so acho que tinha que ter mais coisas mas ta bom assim

    ResponderExcluir
  5. valeu ganhei 3 pontos pelo seu resumo

    ResponderExcluir