quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Figuras de Linguagem

Na terceira etapa do ano, realizamos um trabalho sobre "Figuras de Linguagem" (Figuras de estilo/  Figuras de Retórica). Figura de Linguagem são estratégias utilizadas pelo escritor no texto, para obter determinadas interpretações do leitor. Temos vários exemplos de figuras de linguagem, como principais : 


* Elipse - Zeugma: "Consiste na omissão de um termo que é facilmente identificado", não dando necessidade de repetir o verbo, como no exemplo:
“Ele prefere um passeio pela praia; eu, (prefiro) cinema.”(Não houve necessidade de repetir o verbo, pois entendemos o recado).


* Pleonasmo: Consiste na repetição de ideias na frase, como no exemplo:
“Ela cantou uma canção linda!” - (houve o emprego de um termo desnecessário, pois quem canta, só pode cantar uma canção.)




* Metáfora - Comparação: Consiste na comparação de dois termos sem o uso de um conectivo, como no exemplo: "Aquele homem é um leão" - (Estamos comparando um homem com um leão, pois esse homem é forte e corajoso como um leão.)


* Metonímia - Transnominação: Consiste no emprego de um termo por outro, dada a relação de semelhança entre eles, como no exemplo: "Palácio do Planalto" é usado como termo metônimo para representar a residencia presidencial do Brasil.


* Eufemismo: Consiste no emprego de termos mais agradavéis para suavizar uma expressão, como no exemplo: "Seu pai entregou a alma para Deus." (Para não falar: Seu pai morreu).


* Personificação ou prosopopeia: Consiste em atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais sentimentos ou ações dos seres humanos, por exemplo:  " O sol chorou quando deu a hora de se pôr".


*Hipérbole: Consiste em empregar ideia de exagero, como no exemplo: Já disse um milhão de vezes que não vou sair!" ( Falou várias vezes)


*Ambiguidade: Consiste em ter duplo sentido em uma construção sintática, como no exemplo: Uso do verbo deixar ->"João deixou as pessoas felizes". (João deixou felizes as pessoas ou deixou as pessoas que eram felizes? ).


*Catacrese: Consiste na utilização de uma palavra ou expressão que não descreve com realidade o que se quer expressar, como por exemplo: "pé da mesa estava quebrado". (A mesa não tem pé, e sim um apoio para ficar em pé).


*Ironia: Consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa, como no exemplo: 
-Você está intolerante hoje
-Não diga, meu amor!



*Onomatopeia: Consiste em produzir um som com um fonema ou palavra. Por exemplo:

  • Ai! - Dor ou grito
  • Hmm - Pensamento
  • Ai, ai... - Lamentação 
  • Ah! - Grito
  • Ha Ha Ha! - Riso

Um comentário:

  1. Atenção!
    O grupo não postou a resenha sobre a obra "As aventuras de Tom Sawyer", estudada durante a etapa.

    ResponderExcluir